sexta-feira, 2 de julho de 2010

História humana, conforme alguns conceitos de Pierre Levy

História humana, conforme alguns conceitos de Pierre Levy

20081012 - reformatação para facilitar leitura (Alterações em azul)

(*) Distribuído originalmente em 2003 (primeiro Portal da SBGC)

Referência bibliográfica: A Conexão planetária - Pierre Lévy - Editora 34

Fase I – Gênesis
. Grupos de hominideos (clãs / tribos), linguagem.

. Algum local da África.

. Divisões por necessidades territoriais (caçadores / coletores) – nômades – divisão dos grupos originais.

. Centro/Periferia não se aplica.

Fase II - Impérios militares / religiosos.
. Agricultura, domesticação de animais, cidades, escrita.

. Mesopotâmia, América Central, Ásia, Grécia e Roma.

. Divisões por lutas, conquistas, conversões religiosas.

. Centros : laços de sangue ou de fé.

. Periferias : os clãs conquistados e/ou convertidos.

Fase III – Conexão planetária "rígida" (Hard).
. Grandes navegações, ferrovias, automóvel, telegrafo, telefone

. Imperialismo e colonialismo.

. Conquistas comerciais, com "roupagem" militar, religiosa, nacionalista.

. Centros : capacidade industrial, laços comerciais / financeiros.

. Periferias : fornecedores de matéria-prima e mão de obra barata.

Fase IV – Conexão planetária "suave" (Soft).
. Multinacionais e transnacionais, aviação à jato, radio, televisão, Internet.

. Globalização.

. Conquistas mentais e financeiras (construção e imposição da percepção).

. Centros : capacidade de conectividade e inteligência coletiva : produção de conceitos ("índice de centralidade" = número de microprocessadores x número de conectores telefônicos * número de "produtores de conteúdos" (estúdios de cinema / televisão, agências de notícias, criadores de moda).

. Periferias : consumidores de conceitos e modas, fornecedores de atenção (audiência). (Alta densidade de aparelhos receptores (televisões, rádios e cinemas) indicam a periferia).

. Aplicando os conceitos acima : New York é mais central do que Congo (África), New York é mais central que Cidade do México (muitos aparelhos de televisão, poucos centros coletivos de inteligência).

. As redes de comunicação e dados disseminam a percepção de uma civilização planetária (comemos as mesmas comidas, recebemos as mesmas notícias, aspiramos as mesmas viagens turísticas, lemos os mesmos livros, assistimos os mesmos filmes, etc...).

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