segunda-feira, 3 de maio de 2010

5 Gerações no Mercado de Trabalho. Geração Y é o X da Questão


5 Gerações no Mercado de Trabalho. Geração Y é o X da Questão


Veja apresentação no slideshare



Impacientes, infiéis e insubordinados
Assim são os profissionais da chamada geração Y. Eles desafiam -- mais do que nunca -- as regras de atração e retenção de talentos nas grandes empresas
Revista EXAME - 
Acompanhe a descrição das trajetórias profissionais de três jovens executivos, todos eles parte de uma geração que representa hoje o futuro de qualquer empresa:



"Mostrem claramente o caminho"

Segundo especialista em geração Y, as empresas terão de mudar para continuar atraentes aos olhos dos novos profissionais
Por Guilherme Fogaça  | 18.03.2008
A maneira como as empresas tradicionalmente premiam e treinam seus funcionários não vale para a nova geração de executivos. A mensagem é do consultor americano Scott Wilder, autor do recém-lançado livro Millennial Leaders ("Líderes do milênio", sem versão para o português), que falou a EXAME:
Quais são as características da geração Y?
São jovens que cresceram conectados à internet e estão acostumados a uma interação com resposta em tempo real. Em meu livro, cito dados da consultoria Rainmaker Thinking que mostram como isso se traduz na ambição profissional da nova geração. Alguns dos principais: 74% dos funcionários da geração Y querem ganhar mais imediatamente e 56% esperam ser promovidos dentro de um ano.
Como as empresas devem lidar com eles?
Eles precisam de menos treinamento dentro da sala de aula e querem programas de aprendizado que os coloquem com a mão na massa. Um acompanhamento direto com um mentor também é eficiente para manter a ansiedade da nova geração sob controle. Eles querem saber aonde podem chegar. Além disso, outra mudança com bons resultados é a constante alocação desses profissionais em várias áreas, para variar o aprendizado.
É possível conseguir que essa nova geração seja leal às empresas em que trabalha?
Sim. Os jovens só vão mudar de emprego se sentirem que não encontram mais oportunidades de aprendizado rápido onde estão trabalhando. Eles querem sinais de que conseguirão obter aquilo que perseguem e de que estão caminhando para a frente em sua carreira.
Geração Y - O nascimento de uma nova versão de líderes - Sua Organização e Você estão prontos para eles?

“Tenha escolhas que te façam arrumar energia e foco, elas te realizarão como pessoa”
Sidnei Oliveira [1]

Geração Y - O nascimento de uma nova versão de líderes
Lançamento DIA 11 DE MAIO - Livraria Cultura - Market Place Morumbi
Entender os jovens profissionais é uma tarefa desafiadora para os Líderes das gerações anteriores.
Porque eles são tão questionadores? Como eles conseguem manter o foco em tantas coisas simultaneamente?
As empresas estão encontrando dificuldades em atrair, reter e desenvolver os novos profissionais que estão chegando.
Os modelos sedimentados de carreiras corporativas já não despertam o interesse dos jovens.
A energia e habilidades que eles apresentam estão assustando os líderes, que acabam agindo de forma conservadora bloqueando toda criatividade e inovação.
Neste novo cenário AS PERGUNTAS MUDARAM, por isso as respostas que os lideres tem não servem mais.
Precisamos fazer novas perguntas...

Geração Y - Era das conexões - tempo de relacionamentos - 2009
Não há como ficar impassível diante da nova geração, conhecida como geração Y (nascidos a partir de 1980 ).
Porque eles são tão questionadores? Como eles conseguem manter o foco em tantas coisas simultaneamente? Como estimulá-los e guiá-los em seu futuro?
Líderes de empresas encontram dificuldades em atrair, reter e desenvolver os novos profissionais que estão chegando. Pais vivem numa relação de constante tolerância e desaprovação nas escolhas de seus filhos. Professores se sentem ameaçados por alunos que demonstram maior domínio de suas matérias ou mais habilidade em obter informações.
O livro apresenta reflexões sobre a Geração Y, estabelecendo uma relação temporal com as gerações anteriores. Que características e que fatores históricos e culturais influenciaram o comportamento e a educação dos jovens em suas respectivas gerações.

Choque de gerações ou chocados com as novas gerações?
A primeira impressão que se tem é de que as gerações estão vivendo um tempo de ruptura total, onde os mais velhos não entendem os jovens de hoje, que por sua vez consideram os mais velhos como absolutamente lentos e desconectados da realidade atual.

Evidentemente estas divergências sempre aconteceram entre as gerações. O fato novo é que os conflitos atuais estão mais potencializados principalmente pelo ritmo de vida que surgiu com as novas tecnologias.
Como mencionei em meu último artigo (http://bit.ly/8XstRw ), todos desejam ser jovens pelo maior tempo possível. Até o aumento da expectativa de vida, provocado também por avanços da ciência, contribui para a intensidade nos conflitos, pois existem mais gerações lutando por um lugar no mundo. Os mais velhos sentem-se produtivos em seus postos atuais, por isso não abrem espaço para os mais jovens ocuparem estas posições. Claro que esta situação não se sustenta por muito tempo. 

O que é necessário é um novo modelo de relacionamento entre as gerações, onde os mais velhos substituam o papel de "executivos / operadores", guardiães dos processos e zeladores dos resultados, para assumir uma nova carreira – a de líder educador – conhecido como mentor. Deixando todo esforço executivo para a geração mais jovem, que tem mais energia e mais habilidades para o atual contexto tecnológico.

Esta conscientização também deve acontecer com os jovens da Geração Y, que mesmo tendo mais habilidades, precisam reconhecer que isto é apenas fruto de um cenário de super-estimulação a que foram submetidos desde a primeira infância. E isso não os torna "especiais".
Eles precisam entender que são e precisam ser mais preparados para o novo ambiente hiper-competitivo e que, além de todo conhecimento técnico e toda informação que conseguem absorver, precisam acessar um tipo muito especial de conhecimento - o TÁCITO -, que apenas os mais velhos possuem, fruto de todas as experiências acumuladas em suas vidas.

O caminho é a negociação de interesse entre as gerações. E esta negociação precisa acontecer com maior rapidez.

A escola Y
Novos educadores para novos tempos
 
Os professores falam em um idioma, os pais escutam em uma língua e os alunos...estão blogando, tweetando, mandando torpedos e falando no msn. O conflito de gerações mediado pelos avanços tecnológicos é o desafio da década. Queremos educar os jovens, mas os métodos utilizados com sucesso nos últimos anos já não atinge mais seus objetivos. 

Chegou o momento da Escola Y. Saiba quais são os valores desta geração e entenda como inovar, reavaliar os principais conceitos do ensino e superar os desafios em lidar com estes os jovens.
 
Roteiro do Programa

Ensino transformação 
Novos problemas, antigas soluções
5 gerações – todos querem educar
A ameaça virtual – Redes sociais

A escola Y
Quem sabe, sabe? – professor ou educador?
Disciplina não é punição é Foco
Motivação e clima afetam o aprendizado
Inovação no modelo de ensino

Valores – instrumentos do Educador
Desenvolvendo Visão Estratégica 
Resgatando princípios
Aprendendo a errar

Consumidor Y
Desafio ou Oportunidade?
Os comportamentos inovadores da Geração Y estão desafiando corporações, suas marcas e seus produtos. Conceitos estabelecidos com sucesso durante décadas, não estão mais apresentando os mesmos resultados. A busca por inovações se transformou na principal estratégia de sobrevivência em um mundo hiper-competitivo.
Um novo consumidor está surgindo com a mesma velocidade que as transformações tecnológicas chegam a sociedade. Quem são e como pensam os nativos digitais? Saiba como posicionar sua empresa nesta nova realidade.
Roteiro do programa:
 
O novo consumidor 
Características, expectativas e desejos
A nova classe social
Estilo de vida no lugar da marca

Inovação a todo custo
Produtos - Redesenho ou Re-posicionamento?
Atendimento virtual – como torná-lo eficaz
E-commerce – chegou o momento de vender na rede
Globalização local
Mercados – descobrindo novos consumidores
A força das redes sociais
O cliente – seu maior vendedor

Redes Sociais
Fazendo desses canais uma Ferramenta de Venda e Sucesso
Milhões de pessoas estão se associando as redes sociais em todo o mundo. O fenômeno é recente, mas está se acelerando com uma velocidade somente comparada com o crescimento da própria internet no início dos anos 2000. Lançar um novo produto ou serviço na rede tornou-se um desafio de estratégia e planejamento como nunca antes havia acontecido.
Saiba como posicionar sua empresa nas redes sociais, criando uma nova realidade de relacionamento corporativo e transformando seus clientes em seguidores e fã de seus produtos.


Roteiro do programa:
Conhecendo Canais
Características, modelos e aplicações
Avaliando convergências técnicas e estratégicas
Desenvolvendo posicionamento de produtos

Estratégias para Redes Sociais
Suporte é on-line, atendimento é real-time
Influência Virtual – o que falam do seu produto?
Avaliando as ações da concorrência

Medição e Resultados
Customizando indicadores e metas de sucesso
Data mining como ferramenta de vendas
Clientes virtuais – onde estão, como alcançá-los?

Gestão de Redes Sociais
Como introduzir Empresas e Produtos na Rede Social
Existem muitos desafios na implementação de uma estratégia de mídia social que não são facilmente perceptível. Muitos mitos e informações distorcidas estão mantendo empresários e gestores céticos sobre este fenômeno mundial das redes sociais.
Saiba como muitas empresas estão descobrindo usos inovadores para as redes sociais e alcançando um uso muito eficiente no relacionamento com seus clientes e colaboradores.

Roteiro do programa:
As redes sociais
Características, modelos e aplicações
A força de uma nova mídia
Como aprender com as redes sociais

A empresa conectada
TI, Marketing e RH -desafios de convergência
Flexibilizando processos, agilizando resultados
A identidade corporativa

Novas estratégias para produtos vencedores
Desenvolvendo canais e produtos
Clientes & Seguidores
Alcançando resultados efetivos com Redes Sociais


Como montar uma Empresa Y
Inovadora, Conectada, Flexível e focada em Resultados 
Em um mundo onde as transformações alcançaram conceitos exponenciais, a competitividade se transformou em posicionamento estratégico e os relacionamentos estabelecem diferenciais competitivos definitivos, as empresas precisam adotar um novo posicionamento, muito mais alinhado com os conceitos atribuídos hoje aos jovens da geração Y que representam a maior fatia do mercado consumidor e de profissionais nesta próxima década.
 Saiba como superar os desafios em lidar com estes novos consumidores e novos profissionais transformando sua empresa em uma empresa Y

Roteiro do programa:
A gestão Y
•  O mundo completamente conectado
•  Desafiando os talentos da nova geração
•  Novos produtos & novos clientes

A empresa Y
•  O impacto das mídias sociais – a influência corporativa
•  Planejamento estratégico de curta duração
•  Inovação como modelo de negócios

Resultados Y
•  Processos flexíveis, valores rígidos
•  Novas tecnologias – problemas & possibilidades
•  Velocidade & Pressa – o desafio dos resultados de curto prazo


[1] Sobre o Sidnei Oliveira
Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y, desenvolvimento de Novos Talentos e Redes Sociais, tendo desenvolvido soluções em programas educacionais e comportamentais para mais de 30 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Scania, Lojas Renner, Coamo, Light, entre outras.

Formado em Marketing e Administração de Empresas, autor de vários livros sobre Liderança e Administração. Permaneceu no Banco Real por 20 anos, liderando equipes e desenvolvimento de produtos de automação bancária, reengenharia de processos, endomarketing, database marketing, comércio eletrônico, home banking e internet banking.

Diretor Geral e Fundador dos sites Achei!! e Zeek! até a venda da empresa para a StarMedia Networks, o  primeiro negócio envolvendo a transferência de controle de capital em empresa de internet realizado na América Latina.

Atuou como diretor de desenvolvimento de produtos e ombudsman mundial da StarMedia Networks, além de empresas como Inova Tecnologia – Darby -Overseas, Metro Marketing Direto (empresa do Banco Alfa), criação e implantação de uma empresa de meios de pagamentos eletrônicos na America Latina com atuação a partir da Argentina ( E-Financial Tecnologia ).

É atualmente sócio-fundador da Kantu Educação Executiva, Vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental, consultor-associado da Empreenda Consultoria e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito.
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QUEM É O SIDNEI?
São Paulo é minha cidade e o mundo é minha casa. Em todos estes anos de vida profissional tive o privilégio de estar em mais de 300 cidades por todo o mundo e em cada uma delas, ganhei experiências únicas e de muita riqueza, pois foram muitas as pessoas que “tocaram” em minha vida e permitiram que eu pudesse influenciá-las em suas vidas também.
Comecei a colecionar minhas experiências profissionais bem cedo, como office-boy numa agencia bancária. Depois do período acadêmico em cursos como Marketing e Administração de Empresas, aprender tornou-se uma experiência incrível e de uma velocidade ainda maior. Foi assim que desenvolvi minha “primeira carreira” no sistema financeiro.
Trabalhando em um dos maiores bancos brasileiros ( Banco Real ), pude desenvolver minhas primeiras habilidades em liderança de equipes e desenvolvimento de produtos.
Foram anos de muitas transformações no Brasil e no mundo e eu estava participando do “jogo principal”, onde foram criados diversos produtos de automação bancária, reengenharia de processos, endomarketing, database marketing, comércio eletrônico, home banking e internet banking. Neste cenário participei ativamente dos mais importantes fóruns de bancos nacionais e estrangeiros, propondo e defendendo soluções inovadoras hoje adotadas por todos os bancos no Brasil.
Minha “segunda carreira” começou neste tempo, quando passei a atuar também com consultor, publicando vários livros sobre Liderança e Administração. Os primeiros convites para palestras começaram e depois de algum tempo, passou a ser comum participar de seminários e eventos em empresas.
Quase que como conseqüência do acúmulo de tantas experiências surgiu o desejo de desenvolver a “terceira carreira”. Precisava experimentar a vida de empresário.
Assim, depois de 20 anos de uma estimulante carreira bancária, que me permitiu conhecer inúmeras realidades corporativas e experimentar a liderança em vários níveis, inclusive de Diretor de Banco, migrei “insanamente” para uma experiência de empreendedorismo em um ramo até então absolutamente desconhecido e de duvidoso retorno financeiro. Decidi montar um site na Internet em 1995.
Sendo um dos pioneiros no desenvolvimento do atendimento personalizado na internet, pude sedimentar e implementar com sucesso, este conceito nos sites Achei!! e Zeek! dos quais fui fundador e diretor geral até a venda da empresa para a StarMedia Networks. Este foi o primeiro negócio envolvendo a transferência de controle de capital em empresa de internet realizado na América Latina.
Atuando como diretor de desenvolvimento de produtos e ombudsman mundial da StarMedia Networks, pude ampliar minhas experiências para o campo internacional e isto me proporcionou mais credenciais para atuar na direção de outras empresas ( Inova Tecnologia – Darby -Overseas, Metro Marketing Direto, empresa do Banco Alfa), permitindo inclusive criação e implantação de uma empresa de meios de pagamentos eletrônicos na America Latina com atuação a partir da Argentina ( E-Financial Tecnologia ), nesta ocasião desenvolvi muitas conexões comerciais na Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Espanha.
Nos últimos anos participei da fundação de uma empresa de educação corporativa ( Braune – Educação Empresarial ) atuando como sócio e diretor, onde pude ampliar e solidificar minhas experiências na educação de executivos em liderança e gestão, desenvolvendo soluções em programas educacionais e comportamentais para Desenvolvimento Humano.
Atualmente preparo e desenvolvo Novos Talentos profissionais em Liderança com foco em Conflitos de Gerações,   através da Kantu Educação Executiva, empresa que também fundei e onde passei a atuar como Consultor, escritor e palestrante, realizando diversos trabalhos com mais de 30 mil profissionais em empresas como Vale do Rio Doce, Scania, Lojas Renner, Coamo, Light, entre outras.
Sendo atualmente consultor em gestão empresarial, desenvolvo minhas atividades acreditando em valores como Transparência e Verdade, Respeito Humano, Ética, Criatividade, Paixão, Responsabilidade, Dedicação e Coerência.
Tenho como missão, promover o crescimento humano e a atitude pessoal transformadora, dispondo genuinamente de todo meu conhecimento e experiências pessoais para que, através da reflexão e dos desafios profissionais, pessoas possam visualizar e alcançar sua própria história de sucesso.

Artigos:


“Era a quinta vez que ele recebia um convite para participar de um jogo em uma comunidade virtual. Como anteriormente, o convite era solenemente ignorado e deletado. A única conclusão razoável para este tipo de divertimento virtual, era que consumia tempo de jovens...
 


Diariamente quando chegava em casa, após um dia de intenso trabalho, aquele executivo encontrava o filho de 9 anos concentrado em sua “fazenda virtual”, plantando sementes imaginárias, alimentando criações de cavalos virtuais ou ainda fertilizando...

·         Aprendendo a viver
Quantas vezes perdemos a oportunidade de sermos felizes, pelo medo de
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