segunda-feira, 12 de abril de 2010

O Melhor de Rubem Alves – Filosofia, Ciência e Política / Outras referências


Car@s.

Segue mais uma dica: um áudio livro com a essência do pensamento de Rubem Alves:

O Melhor de Rubem Alves – Filosofia, Ciência e Política


R$ 22,00


Descrição rápida

Rubem Alves é um dos mais respeitados intelectuais do Brasil, é amado por milhões de pessoas que, como ele, desejam construir um mundo melhor do que o que recebemos ao nascer. Certamente, você não teria tempo e/ou oportunidade de ler os 80 livros de Rubem Alves. Este audiolivro — O MELHOR DE RUBEM ALVES - FILOSOFIA, CIÊNCIAS E POLÍTICA — contém uma síntese do seu pensamento.

Informações adicionais

EditoraNossa Cultura
Audiolivro emCD MP3 (compact disk)
PreçoR$ 22,00

O Melhor de Rubem Alves – Filosofia, Ciência e Política
Rubem Alves nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas. A família mudou para o Rio em 1945, onde colegas zombavam do seu sotaque. Buscou refúgio na religião. Teve aulas de piano. Estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas (SP) e iniciou carreira como pastor. Teve três filhos.
Mestre em Teologia pelo Union Theological Seminary, de Nova York, com o golpe militar de 1964, perseguido como subversivo, abandona a Igreja Presbiteriana e volta aos Estados Unidos.

Torna-se doutor em Filosofia pelo Princeton Theological Seminary. Considera a tese de doutoramento, Uma Teologia de Esperança Humana (1969, Corpus Books) e foi “um dos primeiros brotos” da Teologia da Libertação. Volta para o Brasil e em 1973 vai para a Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, onde hoje é Professor Emérito. Fez-se psicanalista. Admirador de Adélia Prado, Guimarães Rosa, Manoel de Barros, Octavio Paz, José Saramago, Frederico Nietzsche, T. S. Eliot, Albert Camus, Santo Agostinho, Jorge Luis Borges, Fernando Pessoa.

Rubem Alves é um dos mais respeitados intelectuais do Brasil, é amado por milhões de pessoas que, como ele, desejam construir um mundo melhor do que o que recebemos ao nascer. Certamente, você não teria tempo e/ou oportunidade de ler os 80 livros de Rubem Alves. Este audiolivro — O MELHOR DE RUBEM ALVES - FILOSOFIA, CIÊNCIAS E POLÍTICA — contém uma síntese do seu pensamento. Ao terminar a leitura, você não será mais o mesmo. Será muito melhor do que já é.


O Melhor de Rubem Alves – Filosofia, Ciência e Política

Ver também:



Pipocas da Vida (Rubem Alves) escrito em quinta 25 setembro 2008 14:26

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.
Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: Bum!
E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.
Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

59 pensamentos de Rubem Alves


Sobre a morte e o morrer
Rubem Alves

O que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de
um ser humano? O que e quem a define?

RUBEM ALVES


Crônicas e Textos




Nenhum comentário: