quarta-feira, 10 de março de 2010

Edward De Bono: Pensamento lateral / Técnica para Criatividade: Os Seis Chapéus

A expressão "Pensamento Lateral" foi criada por Edward de Bono e representa uma abordagem sistemática ao pensamento criativo, fazendo uso de técnicas que podem ser utilizadas de forma deliberada. As ferramentas desta abordagem são baseadas diretamente no comportamento do cérebro humano: o comportamento das redes neurais.

Pensamento Lateral é uma maneira de pensar que procura soluções para problemas complexos mediante o uso de métodos não ortodoxos ou de elementos que normalmente seriam ignorados num raciocínio lógico. O inverso do pensamento lateral é o pensamento vertical ou lógico-critico.

O Pensamento Lateral está baseado na ruptura de percepções que o modelo auto-organizável do cérebro desenvolve. O sistema cerebral estabelece uma seqüência de atividades com as primeiras informações que chegam e com o tempo essa seqüência passa a ser uma espécie de caminho preferido.

O cérebro desenvolve com muita facilidade o processo de reconhecimento de padrões.. Assim, estamos  prontos para ver apenas percepções já consagradas pela mente.

Os padrões estabelecidos pelo cérebro são de utilidade, visto que permitem o reconhecimento de coisas.

Texto completo em:
http://sites.ffclrp.usp.br/ccp/MBA/Tecnologias%20da%20Comunicação%20e%20Informação/Inovação%20e%20Criatividade%20no%20Campo%20das%20TICs/Tópico%20VI/Aula%202%20-%20Pensamento%20lateral.pdf

[Inovar] Técnica para Criatividade: Os Seis Chapéus

A técnica dos seis chapéus foi proposta originalmente por Edward de Bono, um médico inglês que dedicou e dedica sua vida a estudar os processos de pensamento. Ela está completamente descrita no livro "Seis chapéus" de E. Bono, Editora Vértice, São Paulo, no qual este trabalho se baseou.

Este processo de organizar o pensamento busca diminuir a complexidade e permitir ao pensador lidar com uma coisa de cada vez. Como em um mapa que vai sendo construído, em que é feita uma impressão para cada cor, para ao final ter-se o mapa completo.

O processo pode ser usado individualmente, mediante uma troca auto consciente de chapéus (e conseqüentemente de pontos de vista). Pode também ser usado coletivamente desde que todos os participantes de uma reunião conheçam o método.

Se algum participante não o conhece, pode-se esclarecê-lo em poucos minutos antes do início do trabalho.

É obvio que não existem chapéus físicos de cada cor. Trata-se apenas de uma figura de raciocínio que pode facilmente ser invocada ao longo do trabalho e facilmente entendido por todos. O que se recomenda é que no início (até todos se acostumarem com as cores e seus significados) se coloque no centro da reunião a cartela em anexo, e que simplesmente cada uma das cores.

Para um resumo e referências desta técnica:

Técnica dos 6 Chapéus - Edward de Bono (+ Mapa Mental)

Todos os Fóruns >> [Fóruns temáticos] >> Inovação >> Técnica dos 6 Chapéus - Edward de Bono (+ Mapa Mental)
http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tm.asp?m=5075&forumid=105

Ver também:

Você é criativo?

http://www.infojobs.com.br/Static/Eu_estou_criativo.aspx

Comentário: De Bono tem relatado experiências com crianças utilizando a Técnica dos 6 Chapéus para educá-las a adotar um pensamento mais compatível com os desafios do século XXI, menos Analítico / Argumentativo / Conflitivo e mais Sistêmico / Holístico / Cooperativo. Será que não deveríamos tentar algumas experiências com nossas crianças? Tags: cooperação, criatividade, diversidade, inovação




Modelo Gestão de Ideias 6 Chapéus do Pensamento Edward De Bono



6 Chapéus - definições


http://www.scribd.com/doc/6567531/6-Chapeus-Definicoes

técnica de Six Thinking Hats de Edward de Bono
http://www.12manage.com/methods_bono_six_thinking_hats_pt.html

Ensine o seu filho a pensar

Fomos saber como é que o estímulo de ideias e ensinar a pensar podem ajudar a educar os inovadores do amanhã.

http://www.eureekka.com/ficheiros/ensinopensamento_inovarte.pdf


OS SEIS CHAPÉUS DO PENSAMENTO
EDWARD DE BONO

Livro Os Seis Chapéus do Pensamento da editora Sextante (GMT)

Nenhum comentário: