segunda-feira, 22 de março de 2010

[ECOCIDADE] Projetos de gestão sustentável são adotados por administrações públicas - Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais - Parabéns MG



Projetos de gestão sustentável são adotados por administrações públicas

Projeto EcoCâmara economiza dois milhões de reais por ano.

Conheça a nova sede do governo de Minas Gerais, repleta de soluções tecnológicas de última geração em favor da sustentabilidade. Veja como os funcionários públicos de MG já são estimulados há anos a serem ecoeficientes.

Em Brasília, vamos mostrar em detalhes os bastidores ecológicos da Câmara dos Deputados. Descubra o projeto EcoCâmara, em que os servidores participam ativamente da separação do lixo, da redução do consumo de água e de energia, e ainda usam canecas em lugar de copos plásticos. 

Assista a reportagem em:



A Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais reunirá, em um único espaço, secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Estado.


Projeto Arquitetônico
Assinado por Oscar Niemeyer, o projeto arquitetônico da Cidade Administrativa representa um dos marcos mais importantes na história arquitetônica e urbanística de Belo Horizonte. São cinco edificações principais – Palácio Tiradentes, dois prédios de secretarias de Estado (Edifícios Minas e Gerais), Centro de Convivência e Auditório Presidente Juscelino Kubitschek – além de unidades de apoio para equipamentos, estacionamentos e dois lagos que somam 804 mil metros quadrados de área total e mais de 265 mil metros quadrados de área construída.

O projeto arquitetônico valoriza conceitos como funcionalidade e desenvolvimento sustentável. Os edifícios têm sistemas inteligentes para economizar recursos. A energia elétrica e o ar-condicionado, por exemplo, são controlados por um sistema central que evita que ambientes desocupados sejam refrigerados ou recebam iluminação desnecessariamente.

O esgotamento sanitário a vácuo possibilita uma redução de 85% do consumo de água em relação à descarga convencional. O projeto também possibilitou a revitalização de espaços que se encontram degradados atualmente e a recuperação da vegetação.

Por tudo isso, a Cidade Administrativa é mais um cartão-postal da capital mineira, ao lado de outras obras de Niemeyer, como o Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha, a 
Biblioteca Pública Estadual Professor Luiz de Bessa e o Edifício Niemeyer, sendo estes dois últimos localizados na Praça da Liberdade. 

_________________________________________________________________________________________________

Sustentabilidade
A construção da Cidade Administrativa resgata uma área degradada ambientalmente. O desenvolvimento social e econômico que o empreendimento proporciona, especialmente para o Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está articulado à proteção ao meio ambiente.
Os cuidados com a obra passaram por questões como o tratamento dos resíduos, monitoramento de ruído, definições das tecnologias construtivas empregadas nos prédios e, sobretudo, a preservação das áreas verdes do entorno.
Com a construção da Cidade Administrativa no bairro Serra Verde, Belo Horizonte ganha mais do que desenvolvimento urbano e econômico; conquista também uma importante área de preservação e lazer: o Parque Estadual Serra Verde. É o segundo maior parque da cidade, localizado em uma área rica em nascentes, animais e espécies vegetais. Ele abrirá suas portas no final de 2010, sob a gestão do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Á área faz parte da sub-bacia do Rio das Velhas e abriga diversas nascentes de água doce fundamentais para o abastecimento da região. 

·         EIA/Rima
·         Programa AmbientAÇÃO
·         Técnicas Inovadoras



ECOCIDADE - +Informações:

Ecocidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Histórico de edições de "Ecocidade"

14h49min de 7 de outubro de 2007 ProsperoClaudio (discussão | contribs) (2 206 bytes) ( nova página: '''Ecocidade''' Visão dos componentes para criação e transformação de nossas cidades em ambientes sustentáveis. Fontes de informação e exemplos de implanta...)

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecocidade


Ecocidade - Sustentabilidade Urbana
Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento
Esta é uma versão arquivada desta página, tal como editada por ProsperoClaudio (discussão | contribs) em 17h16min de 9 de Novembro de 2008. Ela pode divergir significantemente da versão actual.

Estou peservando aqui as Ligacoes Externas para exemplos de uso dos conceitos propostos. Estas Ligacoes Externas foram eliminadas devido a uma interpretacao de um dos revisores da Wikipedia em Portugues, com a qual nao concordo, mas devo respeitar.



Curso de Extensão em Cidadania, Governança e Desenvolvimento Social e Ambiental

06/10/2009:
28/08/2009:
04/08/2009:
24/03/2009:
16/12/2008:
14/10/2008:

Ecocidades - blogs do eco


19/03/2010, 16:36
Relatório divulgado ontem pelo Programa das Nações Unidas para 
Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) mostra que o número de 
pessoas vivendo em favelas no Brasil caiu  de 31,5% da população 
para 26,4%, devido a diversas políticas socioambientais. No mundo, 
o relatório, intitulado “O estado das cidades do mundo 2010/2011” 
revela que 227 milhões de pessoas deixaram de viver em 
 assentamentos precários na última década, porém, o numero 
absoluto de moradores em favelas ainda é alto: 827,6 milhões de 
pessoas. A África subsaariana é a região que concentra a maior 
população em moradias precárias. Lá, 61,7% dos habitantes 
moram neste tipo de habitação. A América Latina e Caribe 
aparecem cm 23,5% do total. Os dados positivos não são bons 
só para as pessoas, mas também ao meio ambiente. Na maioria 
das favelas não há tratamento de água e esgoto e os efluentes são
 jogados diretamente na natureza, contaminando solos e rios e 
provocando doenças.

O lançamento no Brasil do relatório da ONU acontece às vésperas

 do 5º Forum Urbano Mundial, que será realizado na cidade do Rio
 de Janeiro a partir da próxima segunda-feira. Durante os dias do 
evento, o Ecocidades fará cobertura especial sobre o assunto.

http://www.oeco.com.br/blog-ecocidades

Ecocidades na China

Data de publicação : 8 Dezembro 2009 - 3:56pm | Por Sigrid Deters

A China está a caminho de se transformar tanto no maior contaminador mundial como no maior investidor em tecnologia limpa.
E várias empresas holandesas têm ligação direta com isso. Por exemplo, o escritório de engenharia DHV, que está construindo com as técnicas mais modernas uma ecocidade em Tianjin.
* Assista ao vídeo com legendas e narração em espanhol:


terça-feira, 17 de novembro de 2009

ECOCIDADES – O Que São?


Ecocidades são cidades ecologicamente saudáveis.

Não existem taiscidades. Há fragmentos de ecocidades espalhados pelas cidades atuais e através da história.
Percebemos intenções da ecocidade nas atuais tecnologias de reciclagem, de energia solar e eólica, nos projetos de revitalização de rios, jardinagem urbana e plantação de árvores frutíferas.

Indivíduos que preferem andar a pé, de bicicleta ou usar transporte coletivo ao invés do automóvel, nos dão indícios de um futuro diferenciado. Arcosanti, Arizona (Soleri) e Cerro Gordo, Oregon são protótipos de ecocidades.

Texto completo:
São Paulo 2050 - Uma Eco Metrópole

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Claudio Estevam Próspero
Data: 4 de março de 2007 18:37
Assunto: Re: São Paulo 2050 - Uma Eco Metrópole
Para: Rosa Alegria
 
Boa tarde Rosa.

   Este texto é de minha autoria.

   Terminei de escrevê-lo nesta tarde, baseado em alguns tópicos que tem chamado minha atenção, que resolvi colocar na forma de visão de futuro para motivar reflexões.

   Consideraria ótimo se fosse publicado, uma grande contribução para ampliar o número de sonhadores.

Abraço.
Claudio

_____________________________________________
Parabéns, Claudio!!
É uma bela estrutura para o desenvolvimento de uma narrativa imaginada em 
2050 ou um artigo. Para publicar o texto, seria fantástico se vc pudesse dar uma editada nele. Seria possível?Gostaria de publicar no portal do Mercado Etico www.mercadoetico.com.br   no Radar de tendências Radar 21 www.radar21.inf.br   e no site do NEF www.nef.org.br   Abraço, Rosa

----- Original Message -----
Sent: Sunday, March 04, 2007 5:38 PM
Subject: São Paulo 2050 - Uma Eco Metrópole

Abaixo o texto anexo a esta mensagem:
São Paulo 2050 - Uma Eco Metrópole 
      Através da construção de uma visão de futuro, procura-se demonstrar os benefícios, para toda uma sociedade, da adoção de alguns conceitos e técnicas que fazem parte de um movimento de construção de significados que, por sua vez, estabelecem sonhos, que orientam planos, que inspiram ações, que resultam em realização de um determinado futuro para a sociedade. 
      A visão de futuro aqui relatada se baseia na construção da Sustentabilidade Ecológica, Econômica, Emocional, Intelectual e Social a partir de iniciativas de um Ator Social, que começa a ser identificado, nomeado de Sociedade Civil Global, em contraposição aos Governos Nacionais e Corporações Empresariais, que se comunica  e se auto conscientiza através das Tecnologias de Informação e Comunicação.  
 
Componentes da visão: 
·  Aquecedores solares - aquecimento de água sustentável abolindo o chuveiro elétrico (contingência apenas)
·  Biodigestor - saneamento, produção de energia e adubo descentralizados - solução para poluição e doenças em áreas pobres (favelas, ocupações de margens de represas)
·  Biocombustíveis para veículos - redução do fator que é o maior emissor de CO2, causador do aquecimento global
·  Coberturas de prédios e telhados verdes - um jardim cobrindo o cimento da cidade
·  Coleta e utilização de água de chuva e reutilização de águas servidas (águas tratadas) - redução de enchentes e melhor aproveitamento dos recursos hídricos
·  Compostagem Comunitária de Materiais Orgânicos gerando adubo e Reciclagem de Outros Materiais - lixo torna-se insumo com valor econômico
·  Conversão de Eletricidade em Hidrogênio (fora do horário de pico) e de Hidrogênio em Eletricidade (no horário de pico) - nas hidroelétricas e nos grandes consumidores, melhorando o ROI (em Inglês: Retorno sobre o Investimento) e o IA (impacto ambiental) da hidroeletricidade
·  Hidrovia Tietê-Pinheiros - lazer e transporte urbano (redução dos gargalos do trânsito)
·  "Matas Ciliares" para avenidas, ruas e estradas - cada "rio de cimento" equilibrado por árvores em suas laterais e canteiros centrais
·  Sistema Integrado de Transporte Terrestre - Metrô / Corredores de Onibus Alimentadores / Micro-onibus Alimentadores dos Corredores / Estacionamentos de Automóveis integrados / Ciclovias
·  Sociedade Cívil Local agindo, via exigência de alteração de Códigos de Construção e outras leis e no financiamento/construção voluntária destes projetos nas áreas pobres de cada bairro da cidade
·  Transporte de mercadorias em longas distâncias através de Cabotagem, para as cidades litorâneas e através de Ferrovias, para as cidades distantes do litoral

"Um sonho que se sonha só é apenas um sonho.
Um sonho sonhado por muitos é uma previsão do futuro." 

      Compartilhemos este sonho que vale a pena ser sonhado, com o maior número de pessoas que pudermos, pois o futuro que ele planta pode nos salvar, a todos, dos enganos que temos cometido, em nome de um desenvolvimento apenas econômico. Nossos descendentes nos agradecerão e nós seremos melhores ao fazer parte da construção de um progresso real.

Nenhum comentário: