terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Oitavo Hábito - da Eficácia à Grandeza - Stephen R. Covey - Resumos


O Oitavo Hábito - da Eficácia à Grandeza - Stephen R. Covey - Links


O Oitavo Hábito

por : PauloSecundo    

  Autor : Stephen R. Covey
http://pt.shvoong.com/books/self-improvement/1702042-oitavo-hábito/


  O Oitavo Hábito, livro de Autoria de Stephen R. Covey, é simplesmente a síntese de décadas de doação e trabalho de um homem cuja missão de vida é ajudar as pessoas a liberar o imenso potencial que existe dentro delas. O Título relembra os “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, livro também de sua autoria escrito em 1989 e que apesar de passar a idéia de literatura de auto-ajuda na verdade é um manual ou teoria para o desenvolvimento do caráter humano. A humanidade tem um anseio como que vindo de suas almas em busca de sua voz, o Oitavo hábito pode ser um caminho para tentarmos resolver de modo consistente e sustentável dilemas tão comuns como: as pessoas querem paz de espírito e bons relacionamentos, mas também querem manter seu estilo de vida e seus hábitos; Os relacionamentos se alicerçam na confiança, contudo a maioria das pessoas pensa mais em termos de “eu”- meus desejos, minhas necessidades, meus direitos; A sociedade opera segundo seus valores dominantes, mas deve conviver com as conseqüências da operação inviolável das leis e dos princípios naturais.

 Resumo dos capítulos
Capítulo 1, A Dor. É detalhado o vazio que as pessoas atualmente sentem nos principais papéis de suas vidas; 
Capítulo 2, O Problema. A raiz da dor está no paradigma da Mentalidade da Coisa proveniente da era industrial; 
Capítulo 3. A solução. Fica revelado um processo lento e gradual em busca da voz interior para a solução do problema, o que Covey chama de Paradigma da Pessoa Integral; 
Capítulo 4. Encontrando a Voz Interior. A chave para isso reside nos nossos três principais dons de nascença: a liberdade de escolha, os princípios universais e nossas quatro inteligências humanas: corpo, mente, coração e espírito. 
Capítulo 5. Expresse Sua Voz Interior. A representação mais elevada de nossa voz se encontra em quatro expressões: visão, disciplina, paixão e principalmente, consciência. Através de exemplos verídicos ele demonstra que as pessoas que influenciaram o mundo para o bem e deram as maiores contribuições tinham esses traços da voz interior. 
Capítulo 6. Inspire os Outros a Encontrar as Vozes Deles, O Desafio da Liderança. Aqui Covey demonstra como alguém que finalmente encontrou sua voz pode exercer a liderança e ajudar outras pessoas a seguir o mesmo caminho. 
Capítulo 7. A Voz da Influência, Ser um Compensador. As mudanças reais e sustentáveis começam com a atitude de alguém que encontrou sua voz e decidiu trabalhar em seu círculo de influência e compensar as franquezas que o rodeiam. 
Capítulo 8. A Voz da Confiabilidade – Modelando Caráter e Competência. A chave para as mudanças residem na confiança mútua gerada, a confiança é a cola que mantém a vida e nasce da competência e principalmente do caráter. 
Capítulo 9. A Voz e a Rapidez da Confiança. Quando há confiança, tudo flue naturalmente. 
Capítulo 10. A Busca da Terceira Alternativa. Os problemas mais difíceis da vida residem no conflito gerado ao lidar com diferenças humanas e o processo de modelagem do caráter, da competência e da confiança são pré-requisitos para a busca de terceiras alternativas superiores para esses conflitos. 
Capítulo 11. Uma Voz, Descobrir Caminhos Para se Chegar a Visão, Valores e Estratégias Compartilhadas. A partir do momento em que as pessoas encontram sua voz e decidem ser compensadores elas exercem a modelagem. No capítulo onze, contudo, covey rascunha os princípios existentes por trás da descoberta de caminhos para se alcançar os objetivos comuns compartilhados. 
Capítulo 12. Alinhar Objetivos e Sistemas Para se Obter Resultados. Nesse ponto do trajeto surge a necessidade de trabalhar para alinhar as coisas, focar, canalizar, manter nos trilhos. 
Capítulo 13. A Voz Fortalecedora. Liberação do Talento e da Paixão. Esta atividade reside na capacidade contínua de inspirar, motivar as pessoas em busca dos mais elevados níveis de paixão, amor e desempenho em tudo que fazem.
 Capítulo 14. O Oitavo Hábito e o Ponto Crítico. Aqui Stephen mostra um resumo de todo o trajeto em busca da voz interior. 
Capítulo 15. Usar Nossas Vozes com Sabedoria para Servir aos Outros. Esse é o destino final da pessoa integral, de alguém que encontrou sua verdadeira voz. 

O Oitavo Hábito é uma leitura transformadora. O objetivo do livro é, no mínimo, ambicioso, transformar o modo como pensamos sobre nós mesmos e nossos propósitos na vida, sobre nossos relacionamentos, organizações e sobre a humanidade.
Publicado em: novembro 08, 2007

Links importantes :

    Nenhum comentário: