quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Escola da Complexidade é uma comunidade dedicada à investigação e disseminação do paradigma emergente da complexidade em prol do desenvolvimento humano e de organizações e sociedade.


"É preciso substituir um pensamento disjuntivo e redutor por um pensamento do complexo, no sentido originário do termo complexus: o que é tecido junto..."


SEJA BEM-VINDO(A) À NOVA ESCOLA DA COMPLEXIDADE


Uma ESCOLA interessada na geração compartilhada deCONHECIMENTOS por meio da integração de PESSOAS e EQUIPESdedicadas à pesquisa e à aplicação da complexidade e dopensamento complexo aos grandes desafios da atualidade. Procuramos reunir PESQUISADORES, grupos de trabalho, gestores, consultores, estudantes, educadores e outros profissionais cuja atuação está ligada às novas abordagens do PARADIGMA EMERGENTE DA COMPLEXIDADE.


Propósito

A Escola da Complexidade é uma comunidade dedicada à investigação e disseminação do paradigma emergente da complexidade em prol do desenvolvimento humano e de organizações e sociedade.







Destaques em nosso Blog

Antônio Sales

Entrevista com Edgar Morin



“Eu não posso exagerar meu otimismo; fico com a ideia de que a situação não é positiva, mas não se pode eliminar as possibilidades boas.”


2 Fev 2010 -… Continuar








Postado por Antônio Sales em 2 fevereiro 2010 às 9:00
Antônio Sales

Entrevista com Manuel Castells

“Fizemos a transgressão final.”
21 Jan 2010 -… Continuar





Postado por Antônio Sales em 25 janeiro 2010 às 20:00
Antônio Sales

Novo olhar sobre o universo


“Nossa visão do mundo interfere em nossa visão de Deus, assim como o modo de concebermos Deus influi na visão que temos da vida e do mundo.”


Artigo de… 

































===============================================================================














[DOC] MORIN, Edgar   (Resumo)

É preciso substituir um pensamento disjuntivo e redutor por um pensamento do complexo, no sentido originário do termo complexus: o que é tecido junto...
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma. repensar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil: 2000.

===============================================================================

Complexidade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Complexidade é uma noção utilizada em filosofia, epistemologia (por autores como Anthony Wilden e Edgar Morin), física, biologia (por Henri Atlan), sociologia, informática ou em ciência da informação. A definição varia significativamente segundo a área de conhecimento. Frequentemente é também chamada teoria da complexidade, desafio da complexidade [1] ou pensamento da complexidade [2].
Trata-se de uma visão interdisciplinar acerca dos sistemas complexos adaptativos, do comportamento emergente de muitos sistemas, da complexidade das redes, da teoria do caos, do comportamento dos sistemas distanciados do equilíbrio termodinâmico e das suas faculdades de auto-organização.
Esse movimento científico tem tido uma série de consequências não só tecnológicas mas também filosóficas. O uso do termo complexidade é portanto ainda instável e na literatura de divulgação frequantemente ocorrem usos espúrios, muito distantes do contexto científico, particularmente em abstrações ao conceito (crucial) de não-linearidade.
O termo é também usado por alguns como sinônimo de epistemologia da complexidade, um ramo da filosofia da ciência inaugurado no início dos anos 1970 por Edgar Morin, Isabelle Stengers e Ilya Prigogine .[3]
Existe também uma teoria de complexidade computacional, que é um filão científico mais estável e melhor definido e que evoluiu separadamente daquele referente ao conceito de sistema não linear, mas afinal está sutilmente ligado a este.
Índice
·         2 Referências
·         3 Ver também
·         4 Fontes
·         5 Ligações externas

Nenhum comentário: